Se você está pensando em montar a sua casa ou reformá-la, com certeza já considerou a opção dos móveis planejados. Com apartamentos cada vez mais compactos, eles deixaram de ser opções só para quem quer luxo e se tornaram verdadeiros aliados na hora de construir os nossos ambientes e aproveitar todos os espaços disponíveis.

O mercado desse ramo conta com muitas opções de cores, acabamentos, tamanhos e materiais, que acabam deixando os consumidores indecisos na hora de mandar fazer o seu. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas básicas para você não errar no seu projeto!

Avalie bem o espaço que você tem e as suas necessidades

Antes de levar a sua ideia para um marceneiro ou loja especializada, analise bem o local e imagine como os móveis poderiam ser usados para otimizar o espaço. Sabe aquele canto que parece não caber nada? Ou a coluna que você acha que só atrapalha? Eles podem ser facilmente resolvidos com os móveis planejados. É possível aproveitar a altura das paredes, espaços abaixo de escadas e janelas… tudo para deixar o ambiente com alta funcionalidade. Outra coisa que você precisa ter bastante em mente são as suas maiores necessidades.

Tem muitos sapatos? Eletrodomésticos? Precisa de mais ou menos divisórias? O que você pretende guardar nos seus móveis?

São perguntas básicas que você precisa fazer para si mesmo antes de ir até uma loja de móveis e fechar o projeto – isso vai torná-lo bem prático, exclusivo e uma ótima área de armazenamento. Afinal, ninguém quer um móvel em casa que não atenda às nossas bagunças, certo?

Móveis planejados: o que saber antes de mandar fazer o seu

Algumas cores e materiais podem abaixar o custo

Um dos principais empecilhos que afastam as pessoas da escolha pelos móveis planejados é a ideia de que eles são bem mais caros que os móveis já prontos. Na prática, isso pode ou não ser verdade. A questão é que existem alguns materiais, acabamentos e até cores que podem aumentar ou diminuir o preço do seu projeto. O MDF e o MDP são os principais materiais escolhidos para formar os móveis. Se você busca o melhor custo x benefício, opte pelo MDF. Ele tem preços bem mais acessíveis que o seu coirmão e não deixa de oferecer qualidade.

Na hora de escolher a cor, os tons mais neutros tendem a ter um custo menor porque as menos convencionais precisam ser encomendadas. Se você não abre mão do estilo, mas não quer gastar muito, que tal optar pelo cinza que está super em alta? Outro detalhe que pode baratear o orçamento são as ferragens para móveis: você sabia que esse é o item que mais pesa no preço do projeto? Dentro da mesma loja, é possível preços diferentes para o mesmo armário só mudando dobradiça que ele terá.

Moro em casa alugada. Posso ter móvel planejado?

Nós sabemos que definir a decoração de um imóvel alugado pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se engana quem pensa que os móveis planejados não podem ser reaproveitados em mudanças futuras. É preciso ter em mente que eles são feitos para um ambiente específico, então você precisa considerar o espaço futuro em que ele será instalado e pensar direitinho onde cada peça deve ficar.

Existem alguns cuidados que são necessários tomar como ficar atento às dimensões originais, acompanhar o processo de desmontagem e montagem para garantir que nada seja perdido e uma dica é providenciar lubrificação para as dobradiças, polimento das superfícies e uma limpeza completa para preservar a qualidade. Caso eles deixem imperfeições nas paredes anteriores, você pode consertar rapidinho com um pouco de massa corrida e lixa. Então fique tranquilo: um móvel planejado cabe, sim, na vida de quem mora em imóvel alugado.

Fonte